DE TUDO UM POUCO 

MLCB©2011/2021-Maria da Luz Fernandes Barata e Carlos Barata 

Portugal 

©do sítio web detudoumpouco ©dos textos, os seus autores ©das imagens, as instituições e os fotógrafos mencionados 

As marcas de água não implicam obrigatóriamente a autoria ou propriedade do elemento apresentado 

NATUREZA

No outro dia, uma amiguinha adolescente, perguntou-me se queria participar com um artigo, no jornalinho que vai criar.
Respondi-lhe que sim, que isso me daria uma enorme satisfação.
Agora, põe-se o problema. Sobre que tema vou escrever? Há milhentas coisas de que eu gosto e que provavelmente teriam algum interesse para os outros lerem. Depois, pensando melhor, achei que talvez fosse bom escrever sobre um tema que dissesse respeito a todos nós, habitantes deste planeta tão maravilhoso e por vezes tão maltratado.

Assim, decidi que seria sobre a Natureza.
É um assunto muito importante, que tantas vezes é esquecido no nosso dia-a-dia. Além do mais, reveste-se de bastante interesse para a formação da juventude.
A natureza é o que de mais belo existe à nossa volta. Tantas vezes desprezada. Por ignorância, por descuido
Temos os rios, os mares, os jardins, as florestas, os animais e até a humanidade. Todos nós fazemos parte do mesmo Universo infinito e maravilhoso.
Os rios, na sua maioria demasiado poluídos, pelas descargas tóxicas das fábricas; pelos produtos usados na agricultura que se infiltram na terra e atingem os lençóis de água; pelas bactérias que se desenvolvem nos lixos que pessoas sem escrúpulos deitam para os rios e para os mares, ou que simplesmente deixam ao ar e que através dos insectos e outros bichos, vão contaminando por aqui e por ali.
Os rios poluídos, contaminam os mares. De tal forma que a fauna e flora marinhas são afectadas, pondo em risco um número incalculável de espécies e consequentemente os alimentos ingeridos pelas pessoas.
Os jardins e as florestas tão maltratados por quase todos os que os frequentam, deixando lixo espalhado, estragando árvores, pisando as flores e as plantas. Fogueiras mal apagadas que com uma pequena aragem, espalham o horror e destruição por vários hectares, matando os seres que nelas vivem e por vezes também, quem com sacrifício e abnegação tenta evitar o pior.
Quando as florestas são destruídas, são muitos anos para recuperar o porte das árvores e o equilíbrio do ambiente que nos rodeia.
Porque não chamar a atenção daqueles que deitam lixo para o chão?!
Porque não chamar a atenção dos nossos familiares e amigos, que em viagem, deitam a beata pela janela fora, sem sequer pensarem se vão dar início ao mais terrível dos incêndios?!
Vamos todos fazer um esforço muito grande para mudarmos de atitude.
O ambiente ficará mais saudável!
Todos os habitantes do planeta poderão ter melhor qualidade de vida, se eles próprios contribuírem para isso.
Passemos palavra e alertemos todos para os perigos que nos rodeiam se não protegermos a natureza à nossa volta e da qual somos peças fundamentais.
Vamos salvar a Natureza!

ML2001